quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Avaliação é ação e não julgamento

Avaliação é ação e não julgamento
Avaliação é ação e não julgamento. É a maneira de acompanhar o desenvolvimento, avanços e retrocessos, e o processo de construção do conhecimento da criança. O erro serve como indicador dos caminhos que, nós professores, devemos pesquisar para entender melhor a crianças, o processo de ensino aprendizagem e o assunto que está sendo investigado. Os acertos também servem para esta mesma função. Precisamos aprender a utilizar os acertos no processo de avaliação e os erros como base da pesquisa.
Precisamos perceber as múltiplas possibilidades de crescimento dos sujeitos. Além disso, precisamos também eliminar preconceitos, distorções, temores, necessidades e estar em harmonia, estabelecendo um clima de fé e confiança na realidade que nos cerca, para um caminhar firme em direção as metas propostas.
Compreende-se ainda que o processo avaliativo não deva está centrado nas crianças ou em atividades fixas e desprovidas de reflexão coletiva, deve esta ser um olhar de e para todos os envolvidos, favorecendo mudanças e melhorias filosóficas, metodológicas e de atitude. Assim, a avaliação ressalta coletividade e participação.
É preciso oportunizar a crianças espaços de auto avaliação, ao avaliar todos os momentos da aprendizagem, o aluno estará aprendendo também a avaliar todos os momentos de vida na sociedade em que vive, aprendendo a auto avaliar-se, a descobrir-se,e a pensar em si mesmo como parte integrante importante da sociedade. Assim, estimular o aluno a fazer a auto avaliação é uma forma de aprender e analisar seus trabalhos, desenvolvendo seu senso crítico e sua autonomia.
Dessa maneira, a avaliação como um meio e não como um fim do processo de ensino aprendizagem; o erro visto como indicador de caminhos. É, portanto, muito importante até mesmo essencial, um entendimento entre alunos e professor de reciprocidade, confiança, respeito mútuo, de afetos e valores sociais. É desta relação autenticamente  transformadora do processo de ensino aprendizagem que poderão emergir tomadas de decisão adequadas à melhoria da qualidade das aprendizagens e do ensino.