Espaço criado para discutir situações que sejam relevantes as crianças. Tal espaço de expressão livre objetiva criar oportunidades em que a criança possa se expressar de forma autônoma e crítica, exercitar o poder, respeitando e reconhecendo seus direitos e deveres, criar cidadãos democráticos que exerçam a paz, apropriação e reflexão dos princípios que regem a sociedade em que vive.
Para fim de organização da assembleia, durante a semana estarão disponíveis três envelopes com as indicações EU CRITICO (espaço para crítica de situações que precisam ser melhoradas) EU PROPONHO (Destinado às propostas) e EU FELICITO (Ressaltar aquilo que é bom, que merece o reconhecimento para que continue acontecendo).
Na assembleia, serão apontados três papeis distintos que serão eleitos pelos participantes: O(a) presidente (será responsável pela organização da assembleia) O(a) secretário(a) (irá fazer o registro dos pontos acordados) e O(a) organizador(a) que irá registrar a ordem da fala dos participantes.
O foco da assembleia será nas atitudes e não nas pessoas. Evita-se mencionar nomes e algo que remeta a identificação favorecendo o respeito pelo outro.
Os acordos serão registrados e expostos em local visível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário